Cirurgias Oculares

A catarata é um processo de opacificação do cristalino, que é uma lente natural dos olhos localizada atrás da íris. Essa lente (cristalino) é normalmente clara e transparente. Com o aparecimento da catarata, ela se torna opaca e impede a passagem dos raios luminosos que formam a imagem no fundo do olho. A maioria das Cataratas se desenvolve lentamente e não perturba a sua visão desde o início. Mas com o tempo, a Catarata acabará por interferir de forma mais acentuada, passando a pessoa a enxergar apenas vultos ou até mesmo causar a cegueira.

Tratamento

O tratamento é através da remoção cirúrgica da catarata e implante de uma lente intraocular no lugar do cristalino. As lentes variam e são indicadas de acordo com cada caso.

É um procedimento seguro e dispensa necessidade de internação. Realizada a laser com a finalidade de diminuir ou eliminar uso de óculos, pode corrigir miopia, hipermetropia e astigmatismo. Realizada com anestesia local, necessita avaliação com exames para indicação.

É a formação de uma membrana de tecido fibroso que cresce em direção ao centro do olho, cobrindo a córnea, podendo causar irritação e baixa de visão.

Tratamento

A cirurgia é feita com a retirada do tecido fibroso sob anestesia local. Após a cirurgia, a pessoa deverá ser tratada com analgésicos para aliviar a dor, será monitorizada de acordo com as complicações e terá de ser acompanhada o resultado na melhoria do campo visual. A cirurgia para retirada do pterígio é indicada em casos de extremo desconforto estético associado à gravidade dos sintomas. Além da cirurgia, a pessoa pode se beneficiar com uso de colírios que aliviam o desconforto visual e lubrificam os olhos. O pterígio pode ser prevenido com a proteção solar adequada como o uso de bonés e óculos de sol contendo proteção apropriada contra raios UVA e UVB.

É um procedimento realizado na córnea para tratamento do ceratocone e doenças ectásicas. Consiste na aplicação de raio ultravioleta UVA associado a riboflavina. O principal objetivo é evitar a progressão do ceratocone. Realizado em centro cirúrgico e com anestesia local.

O Anel é uma das opções para tratamento do Ceratocone. Confeccionado com material acrílico, é implantado dentro da córnea com o objetivo de alterar sua curvatura e regularizar superfície da corneano.

Uma das vantagens da cirurgia é que o implante é reversível, não causando prejuízo para córnea. É indicado dependendo do grau que se encontra o ceratocone.